sábado, 1 de dezembro de 2018

Morre, aos 94 anos, ex-presidente dos EUA George H. W. Bush. Causas da morte não foram informadas; o 41º líder do país sofria de Parkinson e tratava uma infecção no sangue

LUTO NOS EUA
 George H. W. Bush morreu nesta sexta-feira, aos 94 anos Foto: Luke Frazza / AFP
 George H. W. Bush morreu nesta sexta-feira, aos 94 anos Foto: Luke Frazza / AFP

RIO - Morreu, aos 94 anos, o ex-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush. A notícia da morte do 41º líder norte-americano foi compartilhada pelo filho, o também ex-presidente George W. Bush, em um perfil nas redes sociais no fim da noite desta sexta-feira, horário local dos EUA: "Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu", diz um trecho do comunicado. As circunstâncias da morte não foram informadas, mas Bush sofria de Parkinson e foi internado, em abril, para tratar de uma infecção que se espalhou pelo sangue. 

A morte ocorreu menos de oito meses depois da de sua esposa, Barbara Bush, de 92 anos. Os dois ficaram casados por 73 anos, no que se tornou o casamento mais duradouro da história da presiência dos Estados Unidos. O ex-presidente ocupou a Casa Branca entre 1989 e 1993. 

Statement by President George W. Bush on the death of his father, President George H.W. Bush https://www.bushcenter.org/about-the-center/newsroom/gwb-statement-george-hw-bush.html 


"Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu. George H. W. Bush era um homem do mais alto nível e o melhor pai que um filho ou filha poderia pedir. Toda a família Bush é profundamente grata por sua vida e amor, pela compaixão daqueles que se preocuparam e oraram pelo papai, e pelas condolências dos amigos", diz o texto. 

 George H.W. Bush foi internado um dia após o funeral de sua esposa, Barbara Foto: MANDEL NGAN / AFP
 George H.W. Bush foi internado um dia após o funeral de sua esposa, Barbara Foto: MANDEL NGAN / AFP

Republicano, Bush se destacou durante seu único mandato por ter decidido pela intervenção das forças norte-americanas no Iraque durante a guerra do Golfo, depois que as forças de Saddam Hussein invadiram o Kuwait. Antes de ocupar a presidência, ele foi vice-presidente durante os oito anos da administração Reagan, diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) e congressista. 

George Herbert Walker Bush nasceu em Milton, Massachusetts, em 12 de junho de 1924. Pouco depois, sua família, que era muito rica, mudou-se para o subúrbio de Nova York, onde ele foi criado. Bush estudou em escolas privadas, foi líder estudantil e, após se formar no ensino médio, alistou-se no exército para servir na Segunda Guerra Mundial. 

 O ex-presidente ao lado de sua mulher, Barbara, durante uma final de um jogo de basquete em Houston, no Texas Foto: Lucy Nicholson / REUTERS/4-4-2011
 O ex-presidente ao lado de sua mulher, Barbara, durante uma final de um jogo de basquete em Houston, no Texas Foto: Lucy Nicholson / REUTERS/4-4-2011

Aos 18 anos, ele se tornou um dos mais jovens pilotos da história do país e serviu em 58 missões. Em uma delas, foi abatido por japoneses e teve que ser resgatado das águas do Pacífico por um submarino dos EUA. Bush chegou ao cargo de tenente antes de ser liberado com o fim da guerra. 

Ao aceitar a indicação republicana à presidência em 1988, Bush defendeu uma "nação mais amável".

Na política internacional, Bush se posicionou a favor de uma "nova ordem mundial" e conseguiu expulsar Saddam Hussein do Kuwait em uma guerra de algumas semanas em 1990, liderando uma coalizão de 32 países. 


Em 1992, Bush, fracassou em sua tentativa de reeleição diante do democrata Bill Clinton. 

Ele era o mais velho ex-presidente vivo dos Estados Unidos. Seu filho, George W. Bush, também seguiu carreira política e foi eleito presidente dos EUA. Ocupuou o cargo entre os anos de 2001 e 2009. 

 Os ex-presidentes George H.W. Bush e George W. Bush participaram juntos de uma cerimônia em homenagem a eles em 2013 Foto: JEWEL SAMAD / AFP/25-04-2013
 Os ex-presidentes George H.W. Bush e George W. Bush participaram juntos de uma cerimônia em homenagem a eles em 2013 Foto: JEWEL SAMAD / AFP/25-04-2013

Reações de Trump e Obama

De Buenos Aires, onde participa da cúpula do G20, o atual presidente dos EUA, Donald Trump, homenageou Bush ao destacar a carreira do republicano: 

"Melania e eu nos unimos à nação para chorar a perda do ex-presidente. Com sua essencial autenticidade, o presidente Bush inspirou gerações de compatriotas americanos”, postou Trump em seu perfil no Twitter. 

 Encontro de Obama e Bush pai em 2009, no Texas Foto: KEVIN LAMARQUE / REUTERS/16-10-2009
 Encontro de Obama e Bush pai em 2009, no Texas Foto: KEVIN LAMARQUE / REUTERS/16-10-2009

Obama visitou George H. W. Bush em sua residência em Houston no início desta semana, no que foi descrito como uma intensificação do que já era uma amizade calorosa. Na sexta-feira, Obama, o 44º presidente, disse em um comunicado que os EUA haviam "perdido um servo patriota e humilde".

“Depois de setenta e três anos de casamento, George e Barbara Bush estão juntos novamente, dois pontos de luz que nunca diminuíram, dois pontos de luz que incendiaram inúmeros outros com seu exemplo… Nossos pensamentos estão com toda a família Bush esta noite § e todos que foram inspirados pelo exemplo de George e Barbara”, disse Obama. 

Em 2011, Obama o condecorou com a Medalha Presidencial da Liberdade, considerado o mais alto reconhecimento civil nos Estados Unidos. 

Em 2017, ele se juntou a Clinton, Jimmy Carter, Barack Obama e seu filho George para conseguir fundos após a passagem de um furacão pelo Texas.


(O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário