quarta-feira, 25 de abril de 2018

Governo decreta desapropriação de terreno para construção de Ecoposto em Pipa. Projeto do Ecoposto contempla uma parte administrativa com auditório para apresentações, biblioteca, casa do pesquisador, casa da CIPAM, restaurante, além de espaços comerciais

TIBAU DO SUL
 
 Terreno fica localizado às margens da RN 003, que liga Pipa à Sibaúma

Foi publicado nesta terça-feira, 24, no Diário Oficial do Estado, o Decreto de desapropriação do terreno onde será construído o Ecoposto do Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP), no município de Tibau do Sul. O terreno fica localizado às margens da RN 003, que liga Pipa à Sibaúma, ao lado do PEMP. O projeto do Ecoposto contempla uma parte administrativa com auditório para apresentações, biblioteca, casa do pesquisador, casa da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM), restaurante, além de espaços comerciais. Também no local haverá uma praça de eventos e estacionamento para carros e ônibus de turismo.

Em janeiro deste ano, o Idema concluiu o cercamento do PEMP com o principal objetivo de preservar a Mata Atlântica existente na região. Com investimentos de mais de 600 mil reais, foram instaladas cercas em todo o perímetro do Parque, que compreende uma área de 290,88 hectares.

Atualmente, uma equipe do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação do Idema (NUC), atua também na preparação de novas trilhas ecológicas no PEMP, como uma forma de fortalecer o turismo ecológico e incentivar atividades de educação e interpretação ambiental. Outra ação importante realizada no PEMP esse ano foi a coleta de material botânico da UC com o objetivo de enriquecer a coleção do herbário do Parque das Dunas, em Natal.

Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP)

Ocupando uma área de 290,88 hectares no município de Tibau do Sul, famoso mundialmente pelas belezas da Praia de Pipa – cartão postal potiguar, o Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP) foi criado através do Decreto Estadual nº 19.341 de 12 de Setembro de 2006, a partir da transformação de uma parcela territorial da Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra. O PEMP tem como principal objetivo a preservação da Mata Atlântica remanescente na área, dotada de grande relevância ecológica.

(AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário