quarta-feira, 17 de abril de 2019

Missa dos Santos Óleos acontece nesta quinta (17) na Catedral Metropolitana de Natal. Mais de 150 sacerdotes, da Arquidiocese de Natal, devem participar da celebração religiosa, que começa às 8h.

SEMANA SANTA
 Celebração da Semana Santa na Catedral Metropolitana de Natal — Foto: Divulgação/Arquidiocese
 Celebração da Semana Santa na Catedral Metropolitana de Natal — Foto: Divulgação/Arquidiocese 

O arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha vai presidir a Missa do Crisma, conhecida popularmente como ‘Missa dos Santos Óleos’, nesta quinta-feira (18), às 8h, na Catedral Metropolitana de Natal. A celebração tradicional na Semana Santa é a última antes do Tríduo Pascal e deve contar com a participação de todos os padres da Arquidiocese, além de diáconos, religiosos e fiéis leigos. 

Durante o ritual, são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e será consagrado o óleo do Crisma, utilizados pelas paróquias nos Sacramentos do Batismo, Unção dos Enfermos e Crisma, ao longo do ano. 

Nessa missa, também é celebrada a Unidade da Igreja, na qual o bispo reúne o clero, religiosos e leigos, em torno do altar. Nela, os padres renovam suas promessas sacerdotais e os fiéis leigos se compromete a rezar pelo bispo.

Significado dos Santos Óleos

Óleo do CrismaÉ uma mistura de óleo de oliveira e bálsamo do Oriente, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar a força e o perfume de Cristo. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento da Ordem (diaconato e sacerdócio). A cor que representa esse óleo é o branco. Assim, a ampola que o contém é revestida de um véu branco. 

Óleo dos Catecúmenos
Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo. Este óleo significa a força de Deus que penetra no catecúmeno (como o óleo que penetra em seu coração), o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor do véu que reveste a ampola ou o vaso que o contém é vermelha. 

Óleo dos Enfermos
É usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação na doença, para o fortalecimento da pessoa a fim de enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A cor do véu que cobre a ampola é roxa.

Serviço

Missa do Crisma (Santos Óleos)
Data: 18 de abril, às 8 horas
Local: Catedral Metropolitana de Natal 


(Por G1 RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário