domingo, 30 de setembro de 2018

OAB defende compromisso de aceitação dos resultados das eleições, após fala de Bolsonaro. Candidato do PLS à Presidência afirmou que não reconhecerá a derrota, caso perca nas urnas

ELEIÇÕES 2018
 Declaração foi dada em entrevista a Datena
 Declaração foi dada em entrevista a Datena - Divulgação / Band

Brasília - A Ordem dos Advogados do Brasil defendeu, nesta sexta-feira, que "todas as forças políticas envolvidas no processo eleitoral precisam assumir, desde já, o compromisso de aceitar o resultado das urnas". Em nota pública, assinada por seu presidente, Claudio Lamachia, a entidade máxima da Advocacia no país assinala que "as soluções para o atual momento de crise econômica, institucional e política só podem ser encontradas dentro dos limites da lei".

A carta da Ordem foi divulgada após o candidato do PLS à Presidência dizer, a nove dias das eleições, que não vai aceitar "resultado que não seja" sua vitória nas urnas.

"Neste ano, a eleição ocorrerá na mesma semana em que a Constituição completa 30 anos", pontua Lamachia. "Ela tem guiado o Brasil durante diversas crises e períodos de dificuldades. O país alcançou a maturidade democrática e, agora, o grande desafio é a preservação dos princípios constitucionais que sustentam nosso Estado de Direito."

A OAB pondera que as instituições, os grupos e os militantes políticos devem ter "serenidade e tolerância". "O respeito ao sistema eleitoral, aos adversários e às leis é parte fundamental da superação da crise (...). Os vencedores devem respeitar os vencidos e vice-versa. Isso vale para todos os candidatos, de todas as correntes ideológicas envolvidas na disputa".

Confira a nota na íntegra!

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, afirmou nesta sexta-feira (28) a imprensa, que é fundamental o respeito ao sistema eleitoral.

Lamachia lembrou que neste ano, a eleição ocorrerá na mesma semana em que a Constituição completa 30 anos. “Ela tem guiado o Brasil durante diversas crises e períodos de dificuldades. O país alcançou a maturidade democrática e, agora, o grande desafio é a preservação dos princípios constitucionais que sustentam nosso Estado de Direito”.

O dirigente asseverou que “as soluções para o atual momento de crise econômica, institucional e política só podem ser encontradas dentro dos limites da lei. Para que elas se concretizem, é preciso que as instituições, os grupos e os militantes políticos tenham serenidade e tolerância. O respeito ao sistema eleitoral, aos adversários e às leis é parte fundamental da superação da crise”.

Lamachia ponderou que “todas as forças políticas envolvidas no processo eleitoral precisam assumir, desde já, o compromisso de aceitar o resultado das urnas e de trabalhar em favor do Brasil depois do pleito, seja atuando como situação ou como oposição”.

O dirigente finalizou sua manifestação ressaltando que “os vencedores devem respeitar os vencidos e vice-versa. Isso vale para todos os candidatos, de todas as correntes ideológicas envolvidas na disputa”.

(por:Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário