INTERLIGAÇÃO
As obras de construção dos acessos ao aeroporto foram iniciadas em 2013
O acesso sul do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo
do Amarante, na região metropolitana, já está aberto ao trânsito de
veículos. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) encerrou nos
últimos dias a instalação dos equipamentos de sinalização da via, com 19
quilômetros de extensão, que liga zonas Sul e Oeste de Natal ao
terminal aéreo.
Apesar de liberado, o trecho foi inaugurado
oficialmente nesta terça-feira, 3, pelo governador Robinson
Faria. Segundo o chefe do executivo estadual, a via vai reduzir o tempo
de viagem ao terminal de quem sai das zonas Oeste e Sul de Natal, além
de reduzir o tempo de quem está vindo dos estados da Paraíba e
Pernambuco.
Segundo Jorge Fraxe, diretor geral do DER, o tráfego
foi liberado há uma semana. “Já está sinalizado. Fizemos reuniões com a
Polícia Rodoviária Federal e com o Dnit (Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes) para iniciar a operação. Já está tudo
pronto”, resume.
Além de 19 quilômetros de pista duplicada, o
acesso sul traz uma ponte de 140 metros sobre o rio Potengi. A
iluminação da via foi feita com lâmpadas de Led (mais econômicas).
Com
a finalização do Acesso Sul, a previsão do DER é que o tempo de
deslocamento entre a parte sul da Região Metropolitana de Natal e o
Aeroporto de São Gonçalo do Amarante seja reduzido à metade.
Com o
novo acesso, quem vier pela BR-304 a partir do município de Parnamirim
ou da zona Sul de Natal poderá acessar a nova pista pouco depois dos
acessos à cidade de Macaíba.
Com a entrega da via, empreendimento
encerra o projeto inicial de integrar duas rodovias federais (BR-304 e
BR-406) ao terminal aéreo. O orçamento total da obra é de R$ 94 milhões.
A via foi construída a partir da BR-406, em Ceará-Mirim, e tem seis
quilômetros de extensão.
As obras de construção dos acessos ao
aeroporto foram iniciadas em 2013. O planejamento era de que fossem
entregues até junho de 2014, antes do início da Copa do Mundo, mas
apenas um dos trechos foi concluído. As obras do lado Sul, em razão de
problemas envolvendo desapropriações e ajustes no projeto, acabaram
sofrendo diversos atrasos.
Atualmente, além do Acesso Norte,
aberto em 2014, os motoristas que precisam se deslocar até o aeroporto a
partir da região sul têm à disposição uma rota alternativa que passa
pelo Centro de Macaíba e uma pista simples entre este município e São
Gonçalo, até chegar ao aeroporto. O novo percurso, que culmina na pista
local do aeroporto, é mais rápido por ter menos fluxo e não ter
semáforos.
(AgoraRN)
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